Em minha primeira exposição de pinturas a óleo em tela, prezo em celebrar a cultura japonesa, rica em tradição, valores e ritos passados de geração em geração. A exposição foi realizada durante o 1º Encontro da Família Aratani em Guaíra (São Paulo) em novembro de 2024, a ocasião perfeita para compartilhar todo meu carinho e gratidão pela família que tenho. É uma honra fazer parte de uma família tão rica em valores e apreciar o quanto a cultura japonesa é significativa em nossas vidas, além de inspiradora.
Passando pelo isolamento do período Edo seguido da Restauração Meiji e sua modernização, o estilo de vida no Japão passa por mudanças influenciadas pelo Ocidente, enriquecendo e diversificando sua cultura. Apesar disso, a sociedade japonesa ainda faz o possível para preservar seu rico patrimônio cultural, através das crenças xintoístas e do budismo, valorização das artes, respeito a família e suas tradições milenares.
Nas telas, podemos ver a simplicidade e harmonia da arquitetura dos templos religiosos e sua conexão com a natureza. Representando o paisagismo, temos destinos turísticos localizados em diferentes partes do Japão, como o majestoso Monte Fuji, a beleza dos jardins japoneses e a presença botânica das flores, principalmente a de cerejeiras. As gueixas (e suas aprendizes) representam as artes tradicionais, vestindo quimonos, praticando Chanoyu (cerimônia do chá) e Ikebana (arranjos florais). Quantos símbolos conhecidos você consegue encontrar?!
Todas as telas foram feitas por mim, Ana Laura Aratani (com os ensinamentos e auxílio da minha querida professora Célia Marilsa de Assis), especialmente para o 1º Encontro da Família Aratani.
Clique aqui pra conferir o catálogo de todas as telas que fizeram parte da exposição e sobre as inspirações de cada uma!